sexta-feira, fevereiro 29, 2008

O Governador do Concelho de Ansião Florêncio Freire dos Santos


O meu trisavô Florêncio Freire dos Santos natural de São Tiago da Guarda-Ansião, pai de Manuel Freire dos Santos, meu bisavô, que apresento de seguida, mais abaixo, foi o Governador do concelho de Ansião, designação que se dava aos anteriores presidentes da Câmara ao tempo da monarquia. Este homem foi também (nas horas vagas) escultor amador e construtor de cisternas (antigos poços em formato de cisterna) entre muitas outras actividades que requeriam qualidades artísticas e habilidade minuciosa. Ainda resta a sua casa e algumas das suas obras construídas na Freguesia de S. Tiago da Guarda e preservadas pelos seus descendentes ( meus primos), dos quais destaco (embora os admire a todos) o novo Florêncio Freire (bisneto), o empresário dos aviários e da central de reprocessamento de estrume de aves, uma das melhores da Europa (a terceira), pois só há mais duas na Holanda, de maiores dimensões.

2 comentários:

ANTONIO DELGADO disse...

É muito agradável mergulhar por estas fotos cheias de história. Pessoalmente sou um apaixonado da imagem na medida em que elas são documentos que congelam vivencias que se podem ver e que muitas vezes os textos omitem.

Um abraço e continuação de bom trabalho
António Delgado

Unknown disse...

Boa tarde,
Encontrei esta página por meio da minha pesquisa genealógica, e penso que o Sr. Florêncio seria meu tetravô.
Teria disponibilidade de me confirmar o nome dos seus pais ou da sua mulher?
Muito obrigada, Diana Freire