sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Maria do Carmo a esposa do Juíz de Paz - Manuel Freire dos Santos







Manuel Freire dos Santos


e sua esposa acima Maria do Carmo Freire ambos nascidos em São Tiago da Guarda- Ansião e moradores ao tempo na vila de Ansião. Ele foi para o Brasil onde ganhou fortuna. Quando regressou foi nomeado Juíz de Paz em Ansião, ainda em finais do século XIX. Abriu também uma casa de Fotografia ao centro do topo sul da praça do Município, com o nome de "Fotografia Santos". Casou a única filha (de três), minha avó paterna Maria da Conceição Freire dos Santos
com o meu avô Adriano Freire da Paz, que abriu uma mercearia no mesmo local dessa mais antiga casa da fotografia de Ansião. Esse meu bisavô morava do lado sul do actual restaurante do Saúl, casado com uma bisneta do Manuel Freire dos Santos e neta do seu filho mais velho Alfredo Freire dos Santos (falecido com apenas 27 anos).


O casamento dos meus avós paternos que aqui apresento abaixo foi fotografado pelo Manuel Freire dos Santos, o de papillon acima.


Mais abaixo apresento também o meu bisavô Constantino Freire da Paz, o de bigode mais retorçido e relógio ao peito. O administrador das Finanças da Câmara de Pombal ao tempo do último rei de Portugal. CONSTANTINO FREIRE DA PAZ está sepultado no cemitério de Pombal

Sem comentários: